Entenda o Exame de Eletroencefalograma
O que é o exame de Eletroencefalograma?
Eletroencefalograma (EEG) é um exame que mostra a atividade elétrica do cérebro do paciente. O cérebro é constituído por bilhões de neurônios, que são células, que fazem o papel de um “fio elétrico”, se conectando umas com outras, através de energia eletroquímica.
Esta energia elétrica é captada pelo aparelho de eletroencefalograma.
O que pode ser detectado neste exame
Este exame mostra todos os distúrbios elétricos, causados por determinadas doenças, como crises epiléticas (Epilepsia); crises convulsivas; encefalites; alguns tipos de demências e morte encefálica; podendo ser indicado para investigar episódios de desmaios, confusão mental, dificuldade de aprendizado, distúrbio de sono, entre outros.
Entenda como o exame de Eletroencefalograma é realizado
A técnica de eletroencefalograma, devidamente treinada, marcará os pontos, utilizando a fita métrica, segundo a orientação internacional do esquema “10-20”, na cabeça do paciente, sobre os quais os eletrodos serão colocados.
Depois da marcação dos pontos, o paciente deitará em uma maca e a técnica colocará os eletrodos, que são pedacinhos redondos de chumbo, conectados a um fio elétrico, que por sua vez, está conectado ao aparelho de EEG, que transmitirá os dados para o computador.
Estes eletrodos são fixados à cabeça do paciente com uma pasta própria, que pode ser retirada, utilizando algodão ou pano com água, depois do exame. Depois de colocados os eletrodos, acontece o registro do exame, que dura 20 minutos, em que a atividade elétrica do cérebro do paciente é captada e armazenada no computador para posterior avaliação do médico; quem fornecerá o laudo.
Eletroencefalograma em Sono e Vigília
Este exame obedece os mesmos passos descritos anteriormente, com a recomendação de o registro ser feito, com períodos em que o paciente está dormindo e depois, com ele acordado.
Vale salientar que as orientações para realização do exame devem ser seguidas, de forma correta, para aumentar a probabilidade o paciente dormir, durante o exame.
Este exame também é indicado para crianças?
A maioria das síndrome epilépticas existentes, se iniciam ou acontecem na infância, sendo muito frequente a indicação do EEG nesta faixa de idade.
Qual o tempo de duração do exame?
O EEG dura de 40 a 60 minutos.
Cuidados pré e pós exame
Para fazer o exame; é necessário que o paciente esteja com o cabelo lavado com sabão ou xampu neutro (exemplo: sabão de côco), não podendo passar nenhuma forma de condicionador ou creme. O cabelo deve estar seco, limpo e desembaraçado.
O paciente deve ainda fazer uma privação de sono, na noite anterior ao exame, passando o máximo que conseguir sem dormir, podendo dormir, durante o exame.
Isto é necessário para aumentar a probabilidade de aparecerem as descargas anormais no exame e também para aumentar a probabilidade do paciente dormir durante o exame, já que tem algumas formas de epilepsia que só mostram descargas, durante o sono.
É importante ressaltar que a privação de sono tem que ser rigorosamente seguida , principalmente nas crianças, pois o exame depende da imobilidade do paciente e isto só é possível, em crianças, durante o sono.
Recomendamos, também, que o paciente traga uma toalha de rosto, para limpar, depois do exame, de maneira efetiva, resíduos da pasta de EEG, utilizada para fixação dos eletrodos.
The post Entenda o Exame de Eletroencefalograma appeared first on Dra Thélia Rúbia.
Dra Thélia Rúbia
Especialista em Neurologia e Clínica Médica, mas, acima de tudo, uma médica, antes de ser especialista.
São mais de 20 anos atendendo a especialidade de Neurologia, vendo o paciente em sua integralidade e não segmentado em partes específicas!
Atende com um olhar mais atento a todos os distúrbios, clínicos ou não, e situações, que possam interferir em todas as dores ou queixas neurológicas, que o paciente possa apresentar.
Fez Residência Médica em Neurologia e Clínica Médica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é Formada em Medicina, pela UFJF-MG. Também é Especialista em Eletroencefalograma pelo Hospital São Paulo (UNIFESP).