Tratamentos REAC
A Tecnologia REAC é capaz de alertar o sistema nervoso, que de forma autônoma, autorregule-se.
A partir da realização dos tratamentos, o sistema nervoso central, de forma autônoma, passa a organizar as adaptações disfuncionais e corrigir funções que antes estavam desbalanceadas.
O tratamento com a tecnologia REAC
A aplicação do tratamento consiste no posicionamento (toque) de um manípulo do equipamento BENE® sobre sete pontos específicos do pavilhão auricular, em uma sequência precisa. A NPPO® é um tratamento repetível, administrado em ciclos terapêuticos compostos de 18 sessões, sendo que cada sessão tem a duração de poucos segundos.
Assim, a quantidade de ciclos terapêuticos e o intervalo entre eles variam a depender do estado de saúde ou doença do paciente em tratamento.
Os tratamentos com a tecnologia REAC “despertam” o sistema de autorregulação cerebral, sempre respeitando a capacidade biológica do organismo de se autorregular.
A partir da realização dos tratamentos, o sistema nervoso central, de forma autônoma, passa a organizar as adaptações disfuncionais e corrigir funções que antes estavam desbalanceadas.
Ocorre, portanto, uma otimização neurofisiológica desempenhada pelo próprio organismo após a realização do tratamento. Em outras palavras, os tratamentos com a tecnologia REAC induzem o organismo a corrigir e restaurar a atividade bioelétrica endógena, a qual é alterada ao longo da vida por diversos fatores (estresse crônico, traumas, infecções, envelhecimento etc.).
E muito importante, com o tratamento com a Tratamento REAC há ausência de qualquer efeito biologicamente nocivo ou colateral adverso.
A tecnologia REAC não impõe um estímulo!
REAC e o alertar o sistema nervoso
A tecnologia Reac é capaz de alertar o sistema nervoso para que ele, de forma autônoma, autorregule-se.
Essas características de funcionamento
permitem a recuperação da correta atividade bioelétrica fisiológica das células.
A Epigenética – Entenda porque o Tratamento REAC funciona
A Epigenética estuda as modificações produzidas no organismo pelos inúmeros fatores ambientais, como por exemplo os nossos estilos
de vida, a alimentação, as substâncias com as quais entramos em contato, a natureza de atividade profissional, o estresse crônico.
Todas estas mudanças podem induzir um amplo quadro de distúrbios, doenças psiquiátricas e neurológicas. Fatores ambientais como nutrição, fatores psicossociais, substâncias químicas e estímulos físicos nos modelarão epigeneticamente também durante a vida adulta.
As doenças mais comuns de base epigenética no campo neurológico e psiquiátrico são:
- as doenças causadas por vários tipos de stress;
- as desordens psiquiátricas;
- doenças neurológicas do desenvolvimento;
- doenças neurodegenerativas, particularmente aquelas associadas com o envelhecimento, tais como a Doença de Alzheimer, o Mal de Parkinson e as demências senis.
Estas modificações epigenéticas condicionarão a nossa sobrevivência e a nossa saúde.
Mecanismo de Ação da Tecnologia REAC
O mecanismo de ação da tecnologia REAC permite um complexo reequilíbrio global dos neurotransmissores e das funções neurológicas e psíquicas alteradas, determinando uma progressiva otimização da resposta neurológica, psíquica e física na interação homem-ambiente.

Patologias comumente tratadas pelo REAC
Neurologia
- Síndromes Nevrálgicas
- Neurite
- Paralisia Facial
- Resultados de Acidentes Vasculares (AVC)
- Distonia Neuromuscular
- Distúrbios do Equilíbrio
- Síndrome de Ménière
- Cefaleias
- Hemicranias
- Doenças Neurodegenerativas (Frequentemente em combinação com protocolos de medicina regenerativa)
- Resultado de Sofrimento Hipóxia Neonatal
- Dor Neuropática
- Síndromes Neurovegetativas
Psiquiatria
- Fobia e Ansiedade
- Síndromes Obsessivo-compulsivas
- Neurose Pós-traumática
- Síndromes Depressivas
- Desordem Bipolar
- Distimia
- Anorexia
- Bulimia
- Dependências
- Neurastenia
- Distúrbio Somatoforme
- Distúrbios Pós-traumáticos
- Síndromes Neurovegetativas
- Insônia
- Distúrbios do Sono
REAC e Neuromodulação
Imagens de FMRI (Ressonância Magnética Funcional) demonstrando que o tratamento NPO (Otimização Neuro Postural), induz a uma otimização das funções cerebrais, observadas (em vermelho) pela menor ativação e maior funcionalidade para a mesma ação física após o tratamento.

Tipos de Protocolos em Neuromodulação
Otimização Neuro Postural (NPO): O que é?
A Otimização Neuro Postural é um sofisticado protocolo de neuromodulação que se atua com a tecnologia REAC. É indolor, tem duração de poucos instantes, é livre de efeitos colaterais e seus resultados tendem a ser estáveis no tempo.
OBS.:
Graças à estabilidade dos efeitos, muito raramente é necessário repetir o
tratamento de Otimização Neuro Postural.
Para o paciente
Consiste no posicionamento por alguns milissegundos de um manípulo sonda do equipamento REAC sobre uma específica zona do pavilhão auricular.
Para que serve
Serve para determinar o início dos processos de otimização das funções neuromotoras e neuropsíquicas. Muitas vezes somente a Otimização Neuro Postural pode determinar importantes fenômenos de recuperação funcional e redução de algumas sintomatologias.
Alguns exemplos dos efeitos imediatos da Otimização Neuro Postural
- Melhoria da atitude postural Imediata redução de algumas sintomatologias álgicas.
- Imediata recuperação das melhores estratégias motoras no paciente saudável;
- Imediata recuperação das melhores estratégias motoras no sujeito patológico, por exemplo nas espasticidades de várias naturezas.
Otimização Neuro Psico Física (NPPO): O que é?
A Otimização Neuro Psico Física é um especial protocolo de neuro modulação que se atua com a tecnologia REAC. É indolor, tem a duração de poucos instantes, é livre de efeitos colaterais e seus resultados são progressivos ao longo do tempo.
Para o paciente
Consiste no posicionamento por alguns milissegundos de um manípulo sonda do equipamento REAC, sobre específicas zonas do pavilhão auricular segundo um preciso procedimento.
A Otimização Neuro Psico Física é administrada em ciclos terapêuticos compostos cada um de 18 sessões. Normalmente são sempre previstos mais ciclos terapêuticos que variam em consideração ao estado de saúde ou a doença do paciente em tratamento.
Para que serve
Serve para determinar uma progressiva otimização das funcionalidades neurológicas psíquicas e físicas, tanto em sujeitos saudáveis ou em patologias de várias naturezas.
Sinteticamente podemos afirmar que os efeitos da terapia de Otimização Neuro Psico Física são:
- Progressiva melhoria do estado de saúde geral, e em particular dos aspectos psico-emotivo-comportamentais;
- Redução e/ou desaparecimento de algumas sintomatologias;
- Progressiva melhoria dos quadros patológicos, com consequentes redução de abuso de alguns fármacos;
Referência:
Instituto Rinaldi Fontani,
http://www.irf.it/2016/pt/index.html, acesso em 05/08/2022.
Perguntas frequentes sobre a Terapia REAC
Dra Thélia Rúbia
Especialista em Neurologia e Clínica Médica, mas, acima de tudo, uma médica, antes de ser especialista.
São mais de 20 anos atendendo a especialidade de Neurologia, vendo o paciente em sua integralidade e não segmentado em partes específicas!
Atende com um olhar mais atento a todos os distúrbios, clínicos ou não, e situações, que possam interferir em todas as dores ou queixas neurológicas, que o paciente possa apresentar.
Fez Residência Médica em Neurologia e Clínica Médica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e é Formada em Medicina, pela UFJF-MG. Também é Especialista em Eletroencefalograma pelo Hospital São Paulo (UNIFESP).
Referência:
ASMED,
https://www.reac.com.br
Instituto Rinaldi Fontani,
http://www.irf.it/2016/pt/index.html, acesso em 05/08/2022.
Otimização cerebral e física com a tecnologia REAC,
https://revistamedicinaintegrativa.com/otimizacao-cerebral-e-fisica-com-a-tecnologia-reac/ acesso em: 19/08/2022.